Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

DESIGN E OUTROS DESVARIOS

THERE ARE 360º, SO WHY STICK TO ONE? - ZAHA HADID

DESIGN E OUTROS DESVARIOS

THERE ARE 360º, SO WHY STICK TO ONE? - ZAHA HADID

25
Jan16

Uma reconversão inesperada

Geralmente, há um espaço da casa no qual nos sentimos mais tranquilos, e para onde nos dirigimos, quase inconscientemente sempre que necessitamos de um pouco de paz e recolhimento. Se para uns é a casa de banho (ouvi alguém dizer isso recentemente numa conferência), para outros pode ser o quarto - que é o meu caso - e outros ainda podem ter um espaço destinado, exclusivamente, a esses momentos. Há pessoas que rezam, que meditam, ou que simplesmente se dediquem a uma atividade de diálogo consigo próprio, como por exemplo, ler. Esses espaços são naturais dentro da própria área habitacional. Assiste-se a uma reutilização do espaço, ainda que seja temporário, do mundano para o espiritual.

 

Menos comum é, no entanto, a alteração no sentido oposto. E foi precisamente essa descontextualização que me chamou a atenção neste projeto. Aqui, a reconversão deu-se no sentido contrário: do espiritual para o mundano. É que este espaço interior, que agora é uma casa para uma família, foi outrora um espaço de oração. Este edifício era uma igreja!

 

 

Linc-Thelen-Design-and-Scrafano-Architects-5.jpg

 

Situa-se em Chicago, e a sua reconversão esteve a cargo de Linc Thelen Design e de Scrafano Architects.

A volumetria do edifício original permitiu a criação de uma casa com sete quartos, que alberga uma família composta por um casal e três filhos.

 

 

Linc-Thelen-Design-and-Scrafano-Architects-6.jpg

 

Linc-Thelen-Design-and-Scrafano-Architects-3.jpg

 

O aproveitamento da totalidade de altura de pé-direito em áreas comuns, a cor clara dos materiais, o branco predominante e os grandes vitrais pré-existentes conferem a estes espaços uma sensação de frescura e amplitude.

 

Linc-Thelen-Design-and-Scrafano-Architects-7.jpg

 

Linc-Thelen-Design-and-Scrafano-Architects-1.jpg

 

As divisões envidraçadas, com caixilharia de ferro preto e a lareira, também em preto, que acompanha toda a altura da sala evidencia isso mesmo: a amplitude dos espaços. O desenho do mobiliário e a escolha das luminárias fecham um conjunto que se lê como eclético e moderno.

 

Linc-Thelen-Design-and-Scrafano-Architects-2.jpg

 

Linc-Thelen-Design-and-Scrafano-Architects-8.jpg

 

Linc-Thelen-Design-and-Scrafano-Architects-9.jpg

 

Sem dúvida que, neste conjunto, são os vitrais que atribuem o carisma a este espaço, diferenciando-o e, em simultâneo, relembrando o seu passado. Não teria sentido de outra forma, é verdade. Renegar, tentar esconder ou dissimular, em vez de aceitar a valorizar a natureza dos edifícios nunca leva a bom porto. E este projeto chegou, na minha opinião, a um muito bom porto!

 

church-conversion-chicago-730x1095.jpg

 

Linc-Thelen-Design-and-Scrafano-Architects-12.jpg

 

 

Imagens

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Em destaque no SAPO Blogs
pub