Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

DESIGN E OUTROS DESVARIOS

THERE ARE 360º, SO WHY STICK TO ONE? - ZAHA HADID

DESIGN E OUTROS DESVARIOS

THERE ARE 360º, SO WHY STICK TO ONE? - ZAHA HADID

06
Dez17

Trabalhar assim...

Igreja_01.jpg

 

Há poucos meses atrás arrendei um pequeno gabinete. É giro, tem uma grande janela como eu queria, pequenino mas suficiente para mim e a pouco e pouco vai ficando mais aconchegante e à minha imagem. E, quando eu andava já a ficar toda feliz com o meu espaço...eis que surgem os CLS Architetti com o seu "singelo" gabinete localizado numa igreja do século XVI em Milão! Se isso não é um aviso do Universo para me por no lugar, não sei o que será!

 

 

Igreja_03.jpg

 

Igreja_04.jpg

 

Esta igreja, belíssima, já havia deixado de ser um lugar de culto há bastante tempo. A nave central, está aberta ao público. Os visitantes podem apreciar o espaço principal, os frescos, as estátuas, o altar...mas bem por cima deste surge um bloco preto de aço e vidro que alberga o espaço de trabalho do gabinete de arquitetura, desenvolvido a vários níveis a atravessado por uma escada de tiro. É a criação de espaço dentro de espaço, e a apropriação de um espaço com alteração de usos. Mas desta vez, o espaço tem uma carga cultural, artística, espiritual e simbólica imponente. Certamente não lhes faltará inspiração.

 

Igreja_05.jpg

 

Todos sabemos que os italianos tem pinta, mas estes superam qualquer expectativa! E para complementar, eles ainda usam o espaço para organizar eventos, ou criar instalações...como a criação de um court de ténis....sim, ténis, para que os visitantes possam jogar. Na nave central da igreja!

 

Tenis16_01.jpg

 

Confesso que quando vi esta instalação e li na descrição que o público pode, realmente, jogar, senti um certo desconforto. Mas como é possível? E as obras de arte? E se partem alguma coisa? E se estragam? E então vão jogar ténis num antigo lugar de culto? Não será algo ousado? (Eu já falei aqui de uma antiga igreja reconvertida em moradia)

 

Tenis16_02.jpg

 

Mas bem, aparentemente a estátua observa impávida ao jogo, com as bolas a seus pés...

 

Tenis16_06.jpg

 

...e os arquitetos podem observar, desde o topo projetado em consola do piso superior do seu gabinete. Desde o seu volume de linhas imponentes, mas neutras, não competindo com a pré-existência, mais bem deixando-a respirar.

 

Tenis16_04.jpg

 

Esta é uma instalação que cria imagens improváveis, como a compsição do convívio de objetos de épocas, e de contextos, tão afastados.

 

Tenis16_07.jpg

 

E foi só quando estava a entranhar a ideia, e a ficar, aos poucos, mais confortável com a instalação, que esta foto que revela a rede de proteção do espaço de jogo para com (grande parte do) património, me descansou.

 

:)

 

 

 

Imagens

 

 

2 comentários

Comentar post

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Follow