Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

DESIGN E OUTROS DESVARIOS

THERE ARE 360º, SO WHY STICK TO ONE? - ZAHA HADID

DESIGN E OUTROS DESVARIOS

THERE ARE 360º, SO WHY STICK TO ONE? - ZAHA HADID

26
Set16

Eu e os Urban Sketchers

Hoje venho falar-vos de algo que surgiu recentemente na minha vida e que, me parece, veio para ficar: os Urban Sketchers. 

 

Os Urban Sketchers são um coletivo de pessoas que gostam de desenhar, transportam consigo um Diário Gráfico e vão registando os momentos do dia a dia, da cidade onde vivem, das viagens que fazem...registam momentos e experiências. E seguem um manifesto. De vez em quando há encontros para desenhar em conjunto, partilhar os desenhos, ver e aprender uns dos outros. 

 

 

Urban_Sketch_Helena1.jpg

  

A parte boa: qualquer um pode participar! 

 

Há Urban Sketchers em muitos países, mas Portugal é o único que não exige nenhum pré-requesito de admissão. No final, há uma riqueza de registos gráficos, de expressões de pontos de vista e de técnicas.

 

Eu tomei conhecimento da existência dos Urban Sketchers através da minha prima que reside em Évora. Há um ano fui ao primeiro encontro, no navio Gil Eanes em Viana do Castelo. Gostei mas não continuei. Não sei bem porquê. Havia sempre algo que coincidia com as datas dos encontros. Este ano houve o Encontro Nacional no Porto, dois dias. Fomos e decidi que a partir de agora vou fazer um esforço extra para ser mais assídua aos encontros. Por vários motivos:

 

desenhar é relaxante, sabe bem, é bom

ao desenhar vemos a técnica avançar, os resultados serem melhores (e isso também sabe bem)

experimenta-se uma série de materiais e técnicas, estimula a criatividade e desenvolve a capacidade de observação

percebemos detalhes, elementos da nossa envolvente que de outra forma nos passa desapercebida

 

E a minha parte favorita:

 

conhecemos pessoas interessantes, que partilham o gosto comum pelo desenho, vemos como eles desenham, mostramos a nossa forma de desenhar, ouvimos conselhos e ficámos com vontade de experimentar coisas novas. Eu gosto de pessoas! De conhecer pessoas novas, de falar com elas...

 

Urban_Sketch_Helena2.jpg

 

 

Aqui estão alguns desenhos meus, do meu Diário Gráfico. Mas há muitos mais diários gráficos, riquíssimos! Aconselho vivamente a visitar os blogs, as páginas de Facebook e a experimentar! Apareçam e experimentem, mesmo que pensem que não tem jeito nenhum para desenhar! Vão gostar, tenho a certeza! 

 

 

Entretanto, ficam aqui os links dos blogs:

Urban Sketchers Portugal e Urban Sketchers Portugal Norte

 

:)

 

7 comentários

Comentar post

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Em destaque no SAPO Blogs
pub