Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

DESIGN E OUTROS DESVARIOS

THERE ARE 360º, SO WHY STICK TO ONE? - ZAHA HADID

DESIGN E OUTROS DESVARIOS

THERE ARE 360º, SO WHY STICK TO ONE? - ZAHA HADID

28
Out16

Com a cabeça nas nuvens

letetedanslesnuages03.jpg

 

É com alguma frequência que sinto a necessidade de dizer: se eu passar por ti na rua e não te cumprimentar, não leves a mal, é que eu ando muitas vezes perdida nos meus pensamentos, com a "cabeça nas nuvens".

 

Com isto não quero dizer que vivo constantemente num mundo imaginário, mas tenho um lado um pouco distraído. E creio que tenho facilidade de me abstrair momentaneamente dos espaços e lugares onde me encontro. Ou porque vou na rua a pensar nos afazeres, ou porque vou a contar-me piadas a mim mesma (acontece, e rio-me sozinha em espaços públicos), ou porque simplesmente, viajo. Talvez por isso mesmo esta instalação me agradou tanto. Senti-me identificada, creio. 

 

letetedanslesnuages.jpg

 

Esta instalação teve lugar em Montpellier, França, durante o Festival des Architectures Vives neste verão e é da autoria dos arquitectos Mickaël Martins Afonso e Caroline Escaffre-Faure. Durante este festival, foi criado um roteiro, nos quais espaços privados, como pátios e jardins de casas e hotéis foram abertos ao público, e recheados de instalações. Observando o festival, a vida da cidade, o movimento e ruídos inerentes à vida humana, os arquitectos procuraram - sem o recurso a meios digitais - criar um contraponto a toda a envolvente. 

 

letetedanslesnuages01.jpg

 

letetedanslesnuages02.jpg

 

Chegados ao pátio, ora sentados em bancos ora de pé, ora sozinhos ora em grupo, os visitantes encontram um ponto de paragem, de silêncio, de escuridão - de repouso. Com a cabeça literalmente nas nuvens - nuvens de balão -, isolados de tudo o que os rodeia, um espaço de paz é encontrado. 

 

letetedanslesnuages03.jpg

 

letetedanslesnuages04.jpg

 

letetedanslesnuages05.jpg

 

letetedanslesnuages06.jpg

 

Achei interessante a procura deste contraponto, que exigiu um distânciamento e uma observação imparcial dos momentos e do ambiente da cidade. E achei interessante o recurso a elementos e materiais tão simples para criar um ambiente inesperado e simples. Pensando bem, não seria mal pensado ter uma nuvem destas aqui por casa! ;)

 

letetedanslesnuages07.jpg

 

:)

bom fim de semana 

 

 

Imagens

 

19 comentários

Comentar post

Pág. 1/2

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Em destaque no SAPO Blogs
pub