Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

DESIGN E OUTROS DESVARIOS

THERE ARE 360º, SO WHY STICK TO ONE? - ZAHA HADID

DESIGN E OUTROS DESVARIOS

THERE ARE 360º, SO WHY STICK TO ONE? - ZAHA HADID

20
Nov17

Belly Tank Project

BellyTank_02.jpg

 

Quem tiver planeado ir a Frankfurt ainda este mês, pode aproveitar para ver ao vivo este objeto de guerra, reconvertido num projeto de paz. 

 

 

BellyTank_05.jpg

 

BellyTank_06.jpg

 

Este objeto, que assume a forma de um tanque de combustível externo dos aviões de combate na II Guerra Mundial, é, precisamente, um um tanque de combustível externo dos aviões de combate na II Guerra Mundial! Só que alterado. Atualmente, é um "cavalo com alças", de ginástica artística. 

 

Tudo começou com o fascínio do designer de produto Axel Kleinschmidt por estes objetos de guerra, e com a vontade deste de os transformar num símbolo de paz, e com o apoio do seu amigo, o economista Hartmut H. Holter. Juntos compraram quatro exemplares via internet e uma das criações é este belo objeto. 

 

BellyTank_07.jpg

 

BellyTank_09.jpg

 

BellyTank_10.jpg

 

BellyTank_11.jpg

 

A ideia de reutilizar elementos militares para uso civil não é nova. A sua forma aerodinâmica já havia sido utilizada, no final da II Guerra Mundial, para a fabricação de automóveis monolugares.

 

BellyTank_15.jpg

 

Este antigo objeto bélico viu a sua pintura removida, foi polido, recebeu uma cintura de pele e pegas, e apoiou-se numas pernas de madeira. Um processo moroso e de grande atenção ao detalhe.

 

BellyTank_19.jpg

 

Esta intervenção demonstra a capacidade de adaptação, transformação. Eu vejo-o como um símbolo de esperança e transformação. Afinal, até um elemento que remete para a memória de tempos negativos, de tragédia e sofrimento pode, no final, ser uma bonita peça de design, que exerce perfeitamente a sua função de apoio, que permite ao atleta "voar" em cima dele, com as fascinantes coreografias. É a beleza do design.

 

BellyTank_01.jpg

 

Pessoal de Tancos, inspirem-se

 

:) 

 

 

 

 

Imagens

 

2 comentários

Comentar post

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Follow