Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

DESIGN E OUTROS DESVARIOS

THERE ARE 360º, SO WHY STICK TO ONE? - ZAHA HADID

DESIGN E OUTROS DESVARIOS

THERE ARE 360º, SO WHY STICK TO ONE? - ZAHA HADID

17
Ago18

A minha inspiração para os próximos tempos

Ludovica-and-Puglia_05.jpg

 

Ainda há pouco tempo comentei por aqui que recentemente mudei de casa. Ontem, enquanto planeava as minhas férias - aquelas que terão início em dois dias - dizia que, pelo facto de viver num apartamento do tamanho de uma suite, já me sentia, de certo modo, em férias. Claro que esta minha afirmação foi irónica, já que os meus olhos necessitam de descanso urgente deste monitor! Até porque me esqueço frequentemente das pausas, e quando me apercebo, três horas se passaram com os olhos concentrados no mesmo ponto...e as minhas lentes de contacto ameaçam uma alteração de graduação, que eu quero evitar a todo o custo! Bom, as férias deste ano não terão grandes aventuras, já que ano de mudanças e de mais despesas implicam férias mais contidas (e já tive uma semana em Colónia em Abril), mas o simples facto de sair da rotina já vai saber muito bem! Do pouco que já planeei, um dia - pelo menos - vai ser dedicado a compras para o espaço novo, que ainda está em modo work in progress! E a paleta cromática está neste momento em apontamentos de verde azeitona, rosa velho e....muito bege! Nude, nude, nude! Tal como dita a tendência da moda, os tons nude vieram para ficar... e em minha casa não serão exceção! 

 

 

Ludovica-and-Puglia_01.jpg

 

Talvez esta minha fase tenha influenciado para que a minha atenção se fixasse totalmente neste projeto no primeiro segundo em que o vi. Esta é a casa, carregada de estilo, de um casal de arquitetos: Ludovica e Roberto Palomba. Este espaço foi em tempos um lagar de azeite, posteriormente abandonado e finalmente recuperado pela dupla. 

O aspeto que mais me chamou a atenção foi o respeito pela pré-existência. Nenhuma parede foi acrescentada ao espaço, as novas divisões encontram-se delimitadas por elementos totalmente contemporâneos que delimitam o espaço sem adulterar a originalidade do lugar. A pintura em branco no interior, e a manutenção dos grandes vãos contribuem para um ambiente fresco, e a paleta cromática da decoração - coerente - permite que todos os elementos estejam alinhados para o mesmo resultado final: um espaço harmonioso, luminoso e muito original. A combinação eclética do mobiliário e restantes elementos decorativos, conferem ao espaço uma elegância latente. 

 

Ludovica-and-Puglia_07.jpg

 

Ludovica-and-Puglia_02.jpg

 

Ludovica-and-Puglia_03.jpg

 

É este o truque: elementos diferentes, mesma gama cromática. Eliminar o excesso. Deixar espaços livres, permitir que a arquitetura respire e fale por si. Rodear-se apenas de objetos que se identifiquem com os habitantes, que os façam sentir bem. E nada mais do que isso. Coco Chanel dizia para, antes de sair de casa, tirar um acessório. O mesmo se aplica, em minha opinião, à nossa casa: na dúvida, retirar! 

 

Ludovica-and-Puglia_04.jpg

 

 

 

Ludovica-and-Puglia_06.jpg

 

Este espaço reflete o meu desejo de férias para este ano: frescas, relaxantes, (sempre com estilo), e apenas com o essencial.

Zen! 

 

Ludovica-and-Puglia_08.jpg

 

Ludovica-and-Puglia_09.jpg

 

Continuação de bom verão, com ou sem férias, para todos!

 

:)

 

 

 

Todas as imagens de This is Glamourous

 

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Follow