Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Design e outros Desvarios

Uma casa 0%

ZEBPilotHouse02.jpg

 

Já desde os tempos da Universidade, a sustentabilidade me parecia um fator importantíssimo na hora da elaboração de um projeto arquitetónico. Recordo-me ainda dos primeiros projetos, onde eu tentava "usar" sempre as árvores do terreno, ou introduzir árvores de folha caduca, de modo a que proporcionassem um sombreamento natural no verão e permitissem a passagem de sol no inverno, já para não falar das preocupações constantes com a orientação solar.

 

 

ZEBPilotHouse.jpg

 

A sustentabilidade agora está na moda, é verdade. É bonito, é politicamente correto, mas é - mesmo - muito importante na arquitectura. Como intervenção no meio natural que é, todo o objeto construído deve dialogar com a sua envolvente, numa atitude de consciencialização global do funcionamento do meio natural como um todo. E a sustentabilidade também deve ser abordada na sua inteira grandeza: sustentabilidade ecológica, económica social

 

ZEBPilotHouse06.jpg

 

ZEBPilotHouse03.jpg

 

Por todas estas questões, este projeto é de louvar: a ZEB Pilot House está construída na Noruega, pelos arquitetos Snøhetta, e pretende ser um catálogo vivo dos princípios da arquitectura sustentável. ZEB vem de Zero Emission Building e pretende ser autosuficiente, produzindo zero emissões de CO2. Não sendo exemplo isolado de arquitectura sustentável - podemos aprender também muito com a nossa arquitectura vernacular, entre outros - a realização destes exercícios contribui para uma fácil aprendizagem e é mais uma chamada de atenção para esta questão.

 

ZEBPilotHouse01.jpg

 

 

ZEBPilotHouse04.jpg

 

Desde o contacto com a natureza envolvente, à escolha dos materiais, passando pelo estudo de fachada, de modo a criar pontos de acumulação térmica com aberturas estratégicamente colocadas para entrada de luz solar, este edifício é um exemplo de como fazer bem. A água da chuva é aproveitada para rega de jardim e descargas sanitárias, enquanto que o aquecimento é proveniente dos painéis solares e térmicos (aproveitando o calor proveninete do solo). 

 

ZEBPilotHouse07.jpg

ZEBPilotHouse09.jpg

 

ZEBPilotHouse08.jpg

 

ZEBPilotHouse05.jpg

 

ZEBPilotHouse10.jpg

 

 

Um bom projeto para contribuir, como uma pequena parte de um todo, para o bom funcionamento do nosso planeta 

 

:)

 

 

 

 

 

 

Imagens

 

 

 

3 comentários

Comentar post

MENSAGENS

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

foto do autor