Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Design e outros Desvarios

New Strada Caffe, Tibilisi

Alguns de vocês já devem saber, porque já comentei aqui há algum tempo, que vivi três meses na Geórgia. 

 

strada_cafe_rooms_02.jpg

 

A experiência foi muito positiva:

ia muito bem acompanhada, com colegas de trabalho que já eram amigos e passaram a ser grandes amigos. Vi, transformado em realidade, o edifício que fora idealizado e desenhado ao longo de meses, ao lado de uma equipa fantástica e unida - quase todos engenheiros, contrariando a noção mais ou menos generalizada que arquitetos e engenheiros trabalham mal em equipa. Reconheci, construídos, inúmeros pormenores que me deram dores de cabeça para os desenhar, e me fizeram gastar horas e horas com maquetes, esquiços e modelos tridimensionais. Foi a obra construída mais "extravagante" do meu Curriculum. E estava ali, de pé, com inúmeras pessoas a trabalhar para tornar em realidade uns desenhos técnicos. 

 

Por todos estes motivos, pelo desafio também pessoal, pelo descobrimento de uma nova cultura e principalmente gastronomia, esse país ficou-me no coração! Só um aparte: apesar de nunca ter parado quieta, entre trabalho e festas, de ter de subir muitas vezes quarenta andares a pé com botas de biqueira de aço e de não ter tendência para grandes oscilações de peso, aumentei seis quilos lá!!! Porque era tudo imensamente delicioso e eu não conseguia resistir!!! Seis quilos esses que desapareceram em mês e meio no meu regresso, com a receita tradicional: fechar a boca e calçar as sapatilhas! 

 

Algo que reparei, enquanto lá estava, era a pouca presença de gabinetes de arquitetura. Pela cultura, pela História recente, pelas baixas possibilidades...havia um leque de motivos para tal assim ser. E é por isso que trago para o blog este projeto. Pelo carinho que senti quando o estudei. 

 

Este, é fruto de um gabinete Georgiano, e situa-se em Tibilisi, a capital. Há quatro anos conheci um país que tentava recuperar do estancamento ao qual foi sujeito, um país que havia recuperado o seu alfabeto, que queria recuperar a sua cultura. Hoje vejo espaços bonitos e interessantes, idealizados e contruídos aí mesmo. Fiquei feliz! 

 

strada_cafe_rooms_01.jpg

 

O estúdio de arquitetura deste New Strada Restaurant, chama-se ROOMS e encontra-se também em Tibilisi. A recuperação deste espaço procurou manter traços característicos, resultando daí um ambiente com toques industriais, com materiais apresentados no seu estado natural, como no caso do teto, que ficou intocável. Para além do respeito a materiais e texturas, o estúdio desenhou mobiliário, que foi apresentado este ano, na Milan Design Week.

 

Só apetece dizer: força Geórgia, well done! 

 

strada_cafe_rooms_02.jpg

 

strada_cafe_rooms_04.jpg

 

strada_cafe_rooms_05.jpg

 

strada_cafe_rooms_06.jpg

 

strada_cafe_rooms_07.jpg

 

strada_cafe_rooms_08.jpg

 

strada_cafe_rooms_09.jpg

 

strada_cafe_rooms_10.jpg

 

strada_cafe_rooms_11.jpg

 

strada_cafe_rooms_12.jpg

 

 

 

Imagens

 

MENSAGENS

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

foto do autor