Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Design e outros Desvarios

Mónaco #1 - primeiras impressões

monaco01.jpg

 

No post anterior contei, de forma algo abreviada, que vinha para o Mónaco por quatro semanas.

 

A sensação de que não estou de férias desapareceu bem antes do primeiro toque do despertador! Depois de uma viagem longa, de (muita) turbulência e contratempos no alojamento, que nos obrigou a mudar duas vezes de hotel em menos de uma semana, finalmente estamos naquele que vai ser o nosso alojamento para toda a viagem.

 

Por momentos ponderei a hipótese de tentar dormir no famoso túnel da Fórmula 1 ou então, na loucura, ser "okupa" de um iate daqueles (não tão) pequeninos e modestos que se encontram atracados na Marina. No entanto, não foi necessário chegar a pontos tão extremos, e ainda tive o bónus de passar o fim de semana num lindo hotel em Menton, uma cidade muito pitoresca perto da fronteira com Itália.

 

 

monaco05.jpg

 

 

Com tantas peripécias, a par do trabalho - estou a colaborar com a sede monegasca de uma multinacional para o desenvolvimento de um projeto de grande escala - que tem sido algo intenso, ainda tive pouco tempo para conhecer bem o Principado, mas já posso partilhar as primeiras impressões:

 

1. Há momentos nos quais tenho a sensação de estar no cenário de um filme

Momentos esses tais como...

...quando passo por hotéis e vejo um sujeito de sobretudo, boné e luvas pretas a parar o trânsito para que o motorista - um indivíduo muito bem posto, de fato aparentemente Hugo Boss, óculos de sol e luvas - possa sair com o Rolls Royce de vidros fumados...

 

...quando vejo Aston Martin estacionados e fico sempre à espera de encontrar o James Bond...

 

...quando passo em frente ao Casino de Monte Carlo e num perímetro considerável apenas se encontram Ferraris, Lamborghinis e...FORD MUSTANG!!! Eu adoro aquele carro, juro que teria um na minha frota se pudesse! Teria um Ford Mustang de 1967 gt500 e um Aston Martin Vanquish! (Este delírio indica inícios de pensamentos de grandeza, no entanto ainda estou à espera que essa se transfira para a conta bancária...até agora, sem novidades nesse campo).

 

2. As pessoas são, no geral, muito bonitas e elegantes

E este facto reforça a sensação de cenário, porque me parece que foram selecionadas em casting para pisar esta calçada cor de tijolo - porque é assim que sabemos que estamos no Mónaco e não em França: a calçada muda de cor!

Há, no geral, um cuidado com a imagem, mas um cuidado clássico, elegante e sóbrio. 

 

monaco03.jpg

 

3. Os cãezinhos podem acompanhar os donos a todo o lado

...inclusivé restaurantes, lojas de roupa e até lojas de antiguidades (eu só imaginava o Lulu - nome fictício - a enrolar a trela numa poltrona Luis XVI e a provocar um acidente histórico).

 

4. Portugueses há-os ao pontapé...mas vivem do outro lado da fronteira

Não imaginam a minha alegria quando passo pela rua e revejo uma das minhas melhores amigas dos tempos da Universidade e com a qual tínhamos perdido contacto há alguns anos! Também encontrei portugueses tão vizinhos que até conhecem os meus pais! 

 

5. Ao contrário do que esperava, se me roçar num/a monegasco/a não chego a casa com pó de ouro preso na roupa...(tentei pelo menos)

 

 

monaco04.jpg

 

E bom, terei mais três semanas para ir conhecendo melhor esta linda terra, onde se encontra, dizem, o apartamento mais caro do mundo! Entre trabalho e trabalho, tentarei divertir-me e conhecer melhor a região, até porque coincidi com o Rali de Monte Carlo, há Circo e presenciarei (e participarei) nas festividades do Dia da Santa Devota, a Santa Padroeira do Mónaco. 

 

 

Bonne journée et à bientôt

 

:)

 

 

 

6 comentários

Comentar post

MENSAGENS

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

foto do autor