Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Design e outros Desvarios

Loewe, Valência e Peter Marino

Loewe.jpg

 

Vivia eu em Espanha, mais concretamente em Valência, quando lá abriu a nova loja da Loewe. Quem conhece esta cidade, sabe que não lhe faltam lojas interessantes: desde as montras da Louis Vuitton (sempre fantásticas apesar de eu apenas suspirar por uma daquelas malas antigas, com interior de madeira e arestas reforçadas) até às marcas Bvlgari ou Carolina Herrera. No entanto, esta loja marcou-me. Talvez porque nesse momento me encontrasse a trabalhar num projeto bem lá perto, e por esse motivo parasse mais por aqueles lados, ou talvez porque me encontrava num ponto em que sentia que precisava de um novo desafio. Não sei o motivo, mas sei que foi o que me impulsionou a exclamar (com emoção): É mesmo isso que eu quero! São estes espaços que eu quero desenhar!

E cá estou eu a lutar para acabar a dissertação de mestrado que parece que nunca mais acaba (by the way: neste momento, era exatamente isso que deveria estar a fazer)!

Mas voltando ao tema...

 

Em primeiro lugar, o arquiteto

 

10

 

Peter Marino, que pode exibir na sua carteira de clientes nomes como Chanel, Louis Vuitton, Christian Dior, Fendi, Celine and Ermenegildo Zegna, entre outros. O seu primeiro trabalho para Andy Warhol impulsionou a sua carreira de sucesso.

 

Em segundo lugar, o espaço

 

5

 

 

Loewe Valência. Confesso que quando entrei me veio à memória a frase que o meu pai repetia quando eu era pequenina e o acompanhava a exposições de mobiliário antigo: "não toques em nada...". Mas bastou explicar que sou arquiteta e que gostaria de conhecer o espaço que tive direito a uma visita guiada com o diretor da loja, com uma simpatia extraordinária.

 

3

 

 

E fiquei a saber que a textura dos revestimento de pilares e fachadas foi trabalhado de forma artesanal, que a pedra veio de uma região remota da China, que as madeiras são de Madagáscar e que o reboco era "pele de cobra".

 

2

 

 

Em resumo, é um espaço nobre e luxuoso, pensado ao detalhe por um arquiteto que, pelo seu mérito, pode dar largas à criatividade sem muitas, imagino, restrições orçamentais. E ainda bem que assim é! 

 

 

6

 

 

7

 

 

Imagem destaque

Imagem 1 | Imagem 2 | Imagem 3 | Imagem 4 | Imagem 5 | Imagem 6

MENSAGENS

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

foto do autor