Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Design e outros Desvarios

Hotel Carlota, Cidade do México

Agora que já entreguei a Dissertação, e apenas me resta esperar pelo agendamento da defesa, quero aproveitar este tempo para reconectar com os amigos. Amigos esses que não me esqueceram apesar do meu período de hibernação em plena época balneária! Ainda não pude: acabei o mestrado, fui para Berlim, voltei, fiquei doente. Estou agora a recuperar!

 

A verdade é que as ausências foram muitas, os convites rejeitados com um apertozinho no coração, mas era por uma causa maior: acabar, de uma vez por todas, com um projeto que se vinha arrastando há tempo demais! E se vou tentando colmatar as minhas ausências com os amigos portugueses, com planos para aparecer mais, voltando a ser partícipe de planos, jantares e afins...com os amigos estranjeiros, a tarefa torna-se um pouco mais complicada! Terá de ser por Messenger, Skype, E-mail, Whatsapp e demais meios de comunicação virtual. O que é uma pena!

 

Pudesse eu, e não querendo estar a diferenciar amigos, porque gosto muito deles todos, começaria por visitar o meu afilhado de casamento no México (ele agora está em Amsterdão, mas essa localização não me dá jeito para a introdução do projeto...por isso vou imaginar que ele está no seu país natal)!

E apesar de ele ser da província do Yucatán, de certeza que não deixaria de passar uns dias neste espaço:

 

Hotel-Carlotta-6.jpg

 

Hotel Carlota deliciou-me à primeira foto!

Este espaço é uma recuperação de um antigo e já muito degradado hotel, e a recuperação do mesmo esteve a cargo de Javier Sánchez Arquitectura com a colaboração de Cadena + Asociados.

 

1.jpg

 

A piscina é, sem dúvida, o espaço central. As circulações dos quartos, o restaurante e a biblioteca rodeiam-na. E claro, o clima é favorável a este tipo de desenho.

 

8.jpg

 

7.jpg

 

Um outro aspeto que me chamou a atenção, mas que também já me havia acostumado a ver em Espanha, é a apropriação do estado natural da estrutura envolvente. Por outro lado, o sistema de parede em blocos de betão permitem o controlo climático, pois em locais quentes, permitem a ventilação e a extração do ar quente, que sobe, através dos mesmos. A nível do desenho geral, estes materiais criam um contraste com os acabamentos novos e minimalistas do espaço. O que eu vejo aqui é um diálogo de épocas, muito mais enriquecedor do que se toda a antiga estrutura se tivesse visto camuflada pela cal branca, que muitas vezes se vê por aí...mas isso já seria um assunto muito mais sério e delicado!

 

10.jpg

 

2.jpg

 

6.jpg

 

Hotel-Carlotta-1 copy.jpg

 

E os quartos? Pois, não podiam ficar atrás:

 

17.jpg

 

15.jpg

 

14.jpg

 

Madeira, betão e reboco pintado a branco. Com luz quente indireta e detalhes contemporâneos na decoração. Estou aqui estou a desenhar uma casa para mim com estes princípios. Depois pagar já é outra história.

 

16.jpg

 

5.jpg

 

E agora que o tempo vai ficando um bocadinho cinzento por aqui, não é nada mau sonhar um bocadinho com umas férias ao sol!

 

Imagens aqui e aqui.

 

MENSAGENS

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

foto do autor