Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

DESIGN E OUTROS DESVARIOS

THERE ARE 360º, SO WHY STICK TO ONE? - ZAHA HADID

DESIGN E OUTROS DESVARIOS

THERE ARE 360º, SO WHY STICK TO ONE? - ZAHA HADID

01
Fev18

GASP!

GASP2_10.jpg

 

O nome remete ás expressões que se liam nos balões de diálogo dos livros de banda desenhada da minha infância, mas na realidade, qualquer concordância entre esta memória e a realidade é pura coincidência! GASP! é de Glenorchy Art and Sculpture Park em Hobart, a capital da Tasmânia. 

 

 

GASP2_01.jpg

 

GASP2_09.jpg

 

Esta estrutura que se vê na imagem acima à esquerda, é a peça de remate de uma abordagem urbana em Elwick Bay, que logra unificar equipamentos de usos diversos, como uma escola, um infantário, um clube de remo e um centro de entretenimento. Através dela, os arquitetos do estúdio Room 11, usaram "cor e arquitetura" que foi usada como "veículo para a reavaliação e a reapreciação do lugar", segundo palavras dos próprios.

 

GASP2_02.jpg

 

GASP2_03.jpg

 

Sob o meu ponto de vista, a criação de um espaço cujas características permitem a alteração da cor da luz joga com a perceção humana e atribui a este espaço um carácter único e facilmente distinguível. É uma forma de atribuir identidade ao sítio, subvertendo e provocando a perceção, com a alteração da expectável paisagem de cores naturais. Este projeto faz-me pensar em Olafur Eliasson com a instalação Your Rainbow Panorama na cobertura do ARoS, a qual provoca uma subversão dos sentidos, fazendo com que toda a paisagem se perceba através de filtros coloridos, ou mesmo em James Turrell, que cria espaços totalmente monocromáticos, de modo a que os sentidos caiam numa espécie de adormecimento, libertando as resistências conscientes e permitindo desse modo que o visitante simplesmente esteja ali, presente, num estado quase hipnótico (escreverei sobre estes projetos, em breve, aqui). 

 

GASP2_04.jpg

 

GASP2_05.jpg

 

GASP2_06.jpg

 

GASP2_07.jpg

 

O recurso ao vidro colorido permite que a paisagem, especialmente no nascer e no por do sol, se vejam únicos!

 

GASP2_08.jpg

 

:)

 

 

 

Imagens

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Em destaque no SAPO Blogs
pub