Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Design e outros Desvarios

Dicotomias

 

 

Dark_Lightness_11.jpg

 

Há momentos nos quais parece que nada é interessante. Talvez essa não seja a palavra certa. Há momentos nos quais parece que nada, por mais interessante que seja, nos diz algo em particular. E por isso nada tenho posto aqui. Porque gosto de me sentir identificada com o que para aqui trago...para que seja um bocadinho de mim.

 

Talvez esta falta de conexão com as coisas se deva aos dias de ritmo muito acelerado que tenho tido. É que tenho andado a correr entre Paredes (onde tive uma reunião e quase chegava atrasada porque estavam a fazer "rebentamentos no túnel de Águas-Santas" e depois o GPS resolveu falhar quando cheguei à zona que desconhecia - e fui salva por um simpático trabalhador da transportadora TNT) e Viana do Castelo, onde tenho ido ver os progressos do vestido que desenhei e que já vai ficar pronto na próxima segunda-feira (yeee). 

 

 

Dark_Lightness_01.jpg

 

Bom, mas o que é certo é que me deparei com esta instalação e a minha reação foi um sair abrupto e imediato desta "apatia inspiracional"! 

 

Em primeiro lugar, o impacto visual é, na minha opinião, brutal. Claro e direto. Em segundo lugar porque o autor é um arquitecto que não se cinge à prática da arquitectura - é o lituano Tadao Cern. E em terceiro lugar porque fiquei fascinada pelos contrastes e tensões aqui demonstrados, ou seja: balões pretos sobre enquadramento branco; balões leves (cheios com hélio) e balões pesados (cheios com hexafluoreto de enchofre); balões que se equilibram mutuamente mantendo uma estabilidade instável; balões com uma imagem sólida e eterna (pretos) com uma estrutura efémera (são balões, vão rebentar). Aparte disso, as composições criadas são tão simples e tão geométricas que concordo plenamente com um texto de crítica sobre esta instalação efémera: "com poderes mágicos e hipnóticos".

 

E claro, todas estas dicotomias me recordam as reflexões que escrevi para o meu trabalho de Mestrado, onde Dicotomia era a

palavra-chave! 

 

A vida não é assim também? Mantida numa tensão constante entre opostos e de equilíbrios efémeros?

 

Dark_Lightness_02.jpg

 

Dark_Lightness_04.jpg

 

Dark_Lightness_05.jpg

 

Dark_Lightness_06.jpg

 

Dark_Lightness_07.jpg

 

Dark_Lightness_08.jpg

 

Dark_Lightness_09.jpg

 

Dark_Lightness_10.jpg

  

Dark_Lightness_12.jpg

 

Dark_Lightness_13.jpg

 

Eu ficava a tarde toda a olhar para isto...vocês não?

 

 

 

Imagens

 

1 comentário

Comentar post

MENSAGENS

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

foto do autor