Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Design e outros Desvarios

Berlim - parte II

Berlim. Cidade cosmopolita, uma capital europeia, um exemplo a nível de controlo de poluição luminosa urbana.

Berlim. Palco de um triste capítulo da História, cidade do Muro.

 

IMG_20151007_170549-01.jpeg

Nesta sala do Museu Judaico, os visitantes eram convidados a caminhar sobre os rostos em horror, peças de ferro que ecoavam por todo o espaço, e cujo final da sala apresentava apenas a escuridão. O momento mais impressionante de toda a visita!

 

Foi inevitável revisitar o Museu Judaico e o Muro de Berlim. E desta vez, fomos tambám ao Memorial e Museu do Campo de Concentração em Sachsenhaus, que é perto da cidade. Neste dia senti o poder de um local.

 

Este dia foi o dia mais nostálgico, o único que choveu, o único que não tive vontade de ir tomar café à noite, o único que estive com um humor mais sério. Mas foi um dia importante. E foi um dia importante porque, por vezes temos de perceber, e sentir, como as coisas foram, como são e como podem ser.

 

Todos sabemos, melhor ou pior, a história da II Guerra Mundial, dos Nazis, dos Judeus, de tudo o que aconteceu. Sabemos que aconteceu, que foi realidade. Eu sempre soube o que aconteceu, li sobre isso, vi documentários...Mas tudo é de certa forma distante. Podemos dizer "sim, foi horrível, mal posso imaginar". Mas há como que uma película, algo que separa realmente essa realidade. No campo de concentração, a sensação que tive foi: "isto foi Mesmo realidade!!!".

 

Estando lá, não no museu, mas nas casas onde os prisioneiros ficavam, vendo as instalações, as condições, lendo as descrições...A intensidade do momento aumentou exponencialmente, quase me deu vontade de sair porta fora e correr de lá. Podia ir, já estava encharcada, já havia caminhado à chuva (sem guarda chuva, mas sempre com os óculos de sol na carteira - eu costumo dizer que este hábito é a prova irrefutável do meu otimismo). E ficámos a pensar: o que o ser humano é Mesmo capaz de fazer a outro ser humano.

 

CrisIMG_2034.JPG

 Descrição no Museu. Fotografia da Cris.

 

IMG_20151011_120433-01.jpeg

 

IMG_20151011_113633-01.jpeg

 O muro hoje dá lugar a grades transparentes, que depois dá lugar a uma simples marca no pavimento,

e um espaço físico contínuo.

 

Esse capítulo, no entanto, já passou. É importante reter, sem dúvida, mas felizmente a cidade de Berlim é hoje um local aonde apetece estar e voltar!

 

 

 

 

 

 

MENSAGENS

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

foto do autor